quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Onde cortar?




Redução do essencial

           A Proposta de Emenda Constitucional 241/55 baseia-se na ideia de redefinir o orçamento nacional com a intenção de salvar a economia do país, no entanto, este movimento resultará na redução de verbas destinadas à sociedade em áreas como saúde e educação.
           Mas em que isso pode afetar no campo da educação? Conforme a Constituição de 1988, no mínimo 18% dos impostos arrecadados devem ser destinadas a esta área, porém se a PEC entrar em vigência virá a reduzir 2,8% destes chegando a reduzir R$45,2 bilhões destinados ao desenvolvimento do ensino, segundo o parlamentar Patrus Ananias.
            E de que modo esta reforma constitucional atinge a saúde? Esta trará consigo uma redução de bilhões de reais afetando assim principalmente a população mais vulnerável da sociedade, já que fazem parte da maioria dependente dos serviços públicos.
             Enfim, porque o governo busca a vigência desta Emenda Constitucional? Estes veem a PEC como uma austeridade, como a solução da economia brasileira, crendo que assim reduzirão a dívida pública porém estão querendo aumentar os lucros congelando por 20 anos os investimentos.
            Contudo, a solução da economia do país não é criar leis como a PEC 241 e sim reduzir ou até mesmo acabar com os inúmeros benefícios oferecidos a senadores, deputados entre outros e fazer com que o governo comece a se preocupar e auxiliar a sociedade em especial as camadas mais vulneráveis.




Instituto Federal de Goiás
Aluna: Daniella Alves Silva     
Professora: Maria Aparecida


Nenhum comentário:

Postar um comentário